SEJAM BEM VINDOS

Sejam bem-vindos!
Acesse: SED/MS

Curso de Prevenção do Uso de Drogas


Estão abertas até 06 de agosto do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI)/PCL/IP da Universidade de Brasília – UnB. O curso é destinado a Educadores das Escolas Públicas e será realizado na modalidade a distância, entre setembro de 2012 e abril de 2013, com carga horária de 180 horas. É composto por 4 módulos temáticos e um módulo de acompanhamento à implementação do projeto de prevenção elaborado no decorrer do curso.
Para realizar a inscrição, clique aqui!

Planejamento On Line: Orientações aos Professores Gerenciadores


Tendo em vista que o Sistema de Gestão Pedagógica/Planejamento On Line será definitivo a partir de agosto de 2012 e as atribuições inerentes ao Prof. Gerenciador citadas na CI 042, durante esta semana é necessário intensificar as ações de formação inicial e continuada dos professores regentes, coordenadores e diretor(a). Dessa forma, deverão ser realizadas as seguintes ações:
1. Verificar quais professores ou coordenadores não faziam parte do corpo docente no período da formação inicial (2° bimestre) e oferecer a capacitação, abordando a lotação, notificação, postagem, correção, consulta, download e impressão do planejamento.
2. Verificar junto aos professores regentes que já receberam a capacitação as dúvidas e dificuldades nas primeiras postagens. Observar se o uso de todas as ferramentas nos diferentes espaços (lotação, notificação e planejamento) foram entendidas e marcar horário para esclarecer as dúvidas, caso necessário.
3. Verificar junto aos coordenadores (geral e de área) que já receberam a capacitação as dúvidas e dificuldades nas primeiras devolutivas. Observar se o uso de todas as ferramentas nos diferentes espaços (lotação, notificação e acesso e devolutivas aos planejamentos) foram entendidas e marcar horário para esclarecer as dúvidas, caso necessário.
4. Verificar junto ao diretor se todas as ferramentas (consultas a notificações, lotações e planejamentos; inserção de licenças e lotação) estão entendidos e marcar horário para esclarecer as dúvidas, caso necessário.
5. Incentivar os professores/coordenadores, por meio da coordenação, a manter uma pasta com as cópias em pdf dos planejamentos (obtêm-se o arquivo utilizando a ferramenta de impressão e pedindo para salvar na opção pdf), bem como manter cópia para utilizar no desenvolvimento das aulas.

- Distribuir aos professores regentes:
a) Cópia impressa das páginas 2 e 3 da CI 042 ou cópia em pen drive.
b) Cópia impressa das páginas 9 a 14 (imprimir duas folhas por página) do tutorial do professor ou distribuir cópia em pen drive.

- Distribuir aos coordenadores (geral e de áreas):
a) Cópia impressa da CI 042 ou cópia em pen drive.
b) Cópia impressa do tutorial do coordenador ou distribuir cópia do tutorial em pen drive.

- Distribuir ao diretor:
a) Cópia impressa do tutorial do diretor ou distribuir cópia do tutorial em pen drive.

Atenção: Formação inicial é a primeira formação ministrada, onde o professor/coordenador/diretor tem o primeiro contato com o sistema. A formação inicial na escola foi realizada a partir da multiplicação da formação que aconteceu no NTE com a participação do Prof. Gerenciador e Coordenador Geral em março/2012. A formação continuada engloba as ações elencadas acima (a serem desenvolvidas nesta semana) com os professores que já foram capacitados anteriormente.

Planejamento Online será definitivo a partir de agosto.


A partir de 1º de agosto a SED/MS implanta, em caráter definitivo, o Sistema de Gestão Pedagógica/Planejamento Online, ferramenta que possibilita aos professores o planejamento das aulas em conformidade com as orientações já estabelecidas e adotadas nas unidades escolares, articuladas com o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – ensino fundamental e ensino médio – e demais projetos de cursos implantados, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional Técnica de nível médio e Normal Médio.
O planejamento é um instrumento de organização, estruturação e de viabilização das atividades pedagógicas, em que todos os segmentos escolares tendem a participar efetivamente dos resultados. O Sistema de Gestão Pedagógica/ Planejamento Online consiste em mais uma proposta da SED de informatização da educação, dentro de uma concepção de gestão democrática, transparente e colaborativa.
Fonte: SED/MS

EE Ernesto Solon Borges encerra Projeto Tosco em Ação

A Escola Estadual Ernesto Solon Borges, de Bandeirantes, encerrou o Projeto Tosco em Ação com a participação de pais, estudantes, professores, funcionários administrativos e membros da comunidade. O evento contou com mostra de trabalhos, peça teatral, poemas, vídeos, simulação de júri e palestra sobre a disciplina na escola. 
Fonte: Sed/MS 


Medalha Paulo Freire

As inscrições para a "Medalha Paulo Freire" foram prorrogadas até 15/8 e abertas para as Secretarias de Educação, Universidades, Movimentos Sociais e Organizações não Governamentais (ONGs). 


 Para mais informações acesse o site: http://medalhapaulofreire.mec.gov.br

Projeto da E. E. Antônio Valadares, Terenos, é notícia no MS-TV.

Durante 2 meses, estudantes de 14 a 16 anos da E. E. Antônio Valadares participaram do Projeto sobre Drogas e produziram vídeos, slides, murais e maquetes. Durante todo desenvolvimento do projeto os recursos tecnológicos foram utilizados, potencializando as possibilidades de produção, socialização, discussão e conscientização. 
É a escola realizando com sucesso sua função social!

Clique no vídeo para assistir a reportagem:



Prorrogado concurso Concurso “Procura-se Professor-Autor!”


Você, professor, tem uma nova chance de participar do Concurso “Procura-se Professor-Autor!” do projeto “Curta na Escola”. As inscrições foram prorrogadas até dia 08/10/2012 e, agora, com a parceria executiva do Instituto Paramitas, será oferecido um curso on-line, totalmente gratuito, que o auxiliará a utilizar os curtas em sua aula.