SEJAM BEM VINDOS

Sejam bem-vindos!
Acesse: SED/MS

INSTITUTO PARAMITAS - A aprendizagem não tem fim

A aprendizagem não tem fim

Última semana de atividades do Tema 8, A Educação Permanente: aprendizagem formal, não-formal e informal, que temos desenvolvido durante os meses de maio e junho e no qual contamos com especialistas, experts em educação e uma série de propostas para ampliar os contextos de aprendizagem.
Comemoraremos com um grande evento presencial nos dias 27 e 28 de junho em Caracas, com a presença de Stephen Downes, Juan Domingo Farnós e Luis Ugalde S. J., conferências, oficinas e atividades que você poderá acompanhar desde casa.

TRANSMISSÃO AO VIVO:
Não perca a transmissão do evento em nosso site, que poderá ser seguido nos dois dias, quinta-feira dia 27 e sexta-feira dia 28, a partir das 10h até às 14h (horário no Brasil). Consulte o horário em outros países.

*Haverá tradução simultânea para o Português*
Em datas sucessivas, fecharemos o Tema 8 em eventos presenciais em: Cidade do México (28 de junho), Guayaquil (4 de Julho), Medellin (4 de Julho), Santiago do Chile (4 de julho), Buenos Aires, Madri (e outras cidades a ser confirmado). 

DEBATER:
Discovery Channel na sala de aula. Com Francesca Garrigues e María Teresa Velasco, que nos apresentarão no fórum de discussão e no debate ao vivo a forma com que os professores integram os conteúdos do canal com seus alunos.
Debate ao vivo, segunda-feira, 24 de junho, às 12h (Brasil). 

DEBATER:
Aprender por meio do lazer ao longo da vida. Vamos rever com este debate os espaços de aprendizagem não-formais que acontecem desde as experiências de lazer na companhia de Lia Rangel (Casa da Cultura Digital, em Santos no Brasil) e Claudia Fernández Limón (Fundação Telefônica do México).
Debate ao vivo, terça-feira, 25 de junho, às 12h (Brasil).

*Haverá tradução simultânea para o Português* 

COMPARTILHAR:
Ser um cidadão do século XXI na Amazônia, com Maickson dos Santos Serrão. Vamos conhecer um canto da Amazônia e seu povo, que viu a transformação de suas vidas através da comunicação. Comprovaremos a importância da comunicação e, especialmente, da chegada da internet, e as mudanças que geraram na comunidade na qual os jovens são os protagonistas de sua história.

FÓRUM COMUNIDADE EDUCATIVA:
Cinema, emoções e valores. O cinema é um veículo de aprendizagem ligado ao lazer e à cultura, por isso voltamos com Mercedes Ruiz e Felipe Rodríguez em uma nova edição deste fórum.

PRÊMIO:
Durante o dia de hoje, anunciaremos o vencedor do prêmio de participação no Tema 8. Fique conectado para ver se você levou o tablet!

Isenção do Imposto de Renda sobre a remuneração de professores.


A ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) entende que a isenção do Imposto de Renda sobre a remuneração do professor é importante porque esse profissional contribui com a formação da cidadania. O salário recebido, além de não valorizar devidamente o professor, sofre altos tributos.
“É indiscutível que vivemos em um país carente de educadores. É notório que cabe ao poder público criar mecanismos que incentivem o maior número possível de pessoas a migrarem para o exercício do magistério. Ao longo dos anos, percebemos o quanto o professor tem sido sacrificado, não só na fixação do salário em relação de emprego, como também na tributação de seus ganhos. Educar é uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão no desenvolvimento do país, uma vez que seria impensável uma nação sem escolas, sem estudos e sem professores”, destaca o texto do Projeto de Lei 2.607/11. 

Assine! Dê a sua colaboração!
http://www.avaaz.org/po/petition/Isencao_do_Imposto_de_Renda_sobre_a_remuneracao_de_professores/?tXmVYeb

APRENDER BRINCANDO


Aprender brincando

Neste Tema 8, que acontece atualmente, A Educação Permanente: aprendizagem formal, não-formal e informal, entramos no último eixo: "Aprender por meio do lazer e da cultura." Um olhar sobre as estratégias para aproveitar ao máximo a aprendizagem informal através de nossas expressões culturais, onde não podemos esquecer nem as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nem os jogos. E assim, vamos nos aproximando do evento presencial de encerramento, 27 e 28 de junho em Caracas, e em 8 cidades da América Latina (em diferentes datas).

DEBATER:
Da aprendizagem formal à informal. Potencialmente, podemos aprender onde queremos, quando queremos e como queremos... Diante disso, ainda assim é necessária a escolaridade obrigatória? Por que os governos investem 70% na aprendizagem formal e, portanto, muito pouco na informal? Juan Domingo Farnós é pesquisador, comunicador e entusiasta da aprendizagem e tecnologias. Ele é um dos especialistas em destaque no próximo evento presencial em Caracas.
Debate ao vivo, terça-feira, 18 de junho às 12h (Brasil) .
Formação permanente como cidadão digital, continuamos com Stephen Downes, renomado pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá e especialista em e-learning, debatendo sobre os recursos que as TIC nos possibilitam em contextos informais e não-formais".

COMPARTILHAR:
Aprender a partir do lúdico, com Imma Marín, diretora de Marinva, empresa que trabalha no âmbito da aprendizagem e do jogo. A convidada é também pedagoga e especialista em projetos de comunicação, dinamização e formação através do jogo.

OFICINA:
Gamificação. "Gamification", termo em Inglês, é a utilização de mecânicas de jogos em ambientes e aplicações não-lúdicos com a finalidade de potencializar a motivação, a concentração, o esforço, a lealdade e outros valores positivos. É o que nos contará José Ángel Cano, CEO da Wonnova. Oficina ao vivo, quinta-feira, 20 de junho, às 12h (Brasil). 

FÓRUM COMUNIDADE EDUCATIVA:
Arte, Cultura e Tecnologia. No fórum desta semana, vamos conhecer diferentes iniciativas que incentivam a aprendizagem por meio do lazer e da cultura. Com a colaboração do Espaço FT da Argentina e dos projetos brasileiros Memórias do Futuro (Arte e Tecnologia) e Laboratório Móvel de Tecnologias.

PRÊMIO DO ENCONTRO:
Como você pode continuar se formando ao longo da vida? Não se esqueça de participar do prêmio do Tema 8! Você pode ganhar um tablet Samsung 10.1!
                                                                 

A Educação Permanente: aprendizagem formal, não-formal e informal

Fazendo pontes

Os ambientes educativos não formais promovem novas conexões entre educação, mercado de trabalho e sociedade. Continua o Tema 8: A Educação Permanente: aprendizagem formal, não-formal e informal. Além disso, está tudo preparado para o evento presencial em Caracas (27 e 28 de Junho) e as inscrições estão abertas. Não se esqueça de participar do prêmio do Tema 8! Você pode ganhar um tablet Samsung 10.1!

Fórum:
Novas pontes entre educação, mercado de trabalho e sociedade. Com Alejandra García Pérez da Superatec: Onde, como e quando aprendemos a empreender e que resposta se pode dar no âmbito da educação formal, da família e da sociedade para a formação profissional e para o desenvolvimento da capacidade de empreender?

Assista também a gravação do debate que aconteceu com a moderadora.

COMPARTILHAR:
Trio de propostas inovadoras que criam pontes entre educação, sociedade e mercado de trabalho.
Acadêmia Wayra: as ideias e o talento precisam ser estimulados. Gustavo Reyes, diretor da Wayra na Venezuela, nos falará sobre a plataforma.
Cisco Systems: será apresentado por Ing. Luis Eliecer Cadenas, sua estratégia global de formação para profissionais de redes.
Aulas Fundação Telefônica. A partir da experiência do projeto, Gina Biasini e Ana Vila Brito da Venezuela e Eduardo Martins Occulate do Brasil, nos falarão sobre educação-sociedade-trabalho: É necessário o certificado oficial para ser bem formado? Como respondem estas validações sobre a qualidade dos processos de formação? Como se integram os papéis de coaching e de tutoria na nova formação? 

OFICINA:
Empreendedorismo na sala de aula, com a Fundação Créate. Desde seu ambiente mais próximo, os alunos podem mudar o mundo. Créate é uma iniciativa que promove a cultura empreendedora na escola, com uma metodologia baseada na "aprendizagem vivencial" e na experimentação contínua. Oficina ao vivo, quinta-feira, 13 de junho, às 12 h. (Brasil) 

FÓRUM COMUNIDADE EDUCATIVA:
Telefônica vai à Universidade, com Roraima Castillo. Assegurar uma educação de qualidade é tarefa apenas do Estado ou as empresas também desempenham um papel fundamental na formação de jovens para garantir uma formação integral que transcenda a transmissão de conhecimentos técnicos? 

AVALIE O ENCONTRO:
Em alguns minutos do seu tempo, convidamos você para responder uma rápida pesquisa sobre a sua participação no Tema 7. Você também já pode solicitar o certificado de participação.
Continuamos com o Encontro!

Destaque TV ESCOLA - Debate ao vivo - Docência na Educação Infantil


Vestibular para o Curso de Letras/ Libras

 
 A Universidade Federal da Grande Dourados abriu as inscrições para o vestibular do curso Letras/Libras, que será oferecido na modalidade a distância. Os candidatos podem se inscrever até dia 5 de julho de 2013.  Os interessados que não têm condições de pagar a taxa de inscrição têm até o final desta semana, dia 7 de junho, para pedir isenção da taxa, cujo valor é de R$ 60,00.  A prova do vestibular vai acontecer no dia 28 de julho, somente na cidade de Dourados.  O curso será oferecido em dois polos, um em Dourados e outro em Rio Brilhante. Em cada polo estarão disponíveis 40 vagas. Dessas, 20 vagas são para acesso universal e outras 20 são para estudantes que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.    

Como funciona o curso  Esta é a primeira turma do curso Letras-Libras da EAD/UFGD. O curso tem como objetivo formar professores de Libras, surdos e ouvintes, para dar aulas na Educação Básica.  As aulas, assim como algumas atividades de avaliação, serão oferecidas pela internet. Ao longo do curso, com duração de três anos, haverá encontros presenciais a cada 15 dias para realização de atividades obrigatórias como encontros, aulas práticas, estágios, defesa de trabalhos de conclusão de curso, atividades relacionadas a laboratórios de ensino, pesquisa, extensão, tutoria e avaliações. Essas atividades presenciais poderão ser desenvolvidas às sextas-feiras, turno diurno e noturno, e aos sábados, no diurno.  O candidato deverá verificar o tempo, a distância e o custo de locomoção de sua residência até a cidade polo, pois, caso seja admitido, o aluno fará este trajeto em períodos quinzenais.  Os polos de apoio oferecem aos estudantes bibliotecas setoriais, salas de estudo, sala com meios e recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que poderão ser utilizados com maior frequência que a dos encontros obrigatórios, conforme sua necessidade e mediante agendamento prévio.
    
Os interessados devem acessar o edital do vestibular pelo link http://www.ufgd.edu.br/vestibular/psvlibras2013


Novas Diretrizes para a Educação Infantil


Cidadania Digital - Instituto Paramitas

Cidadãos Digitais

Avançamos no Tema 8: A Educação Permanente: aprendizagem formal, não-formal e informal, conhecendo como aprendemos em cada contexto. Esta semana comemoramos dois debates muito interessantes, assim como outras atividades. Stephen Downes também é nosso convidado no evento presencial em Caracas (27 e 28 de Junho), juntamente com Juan Domingo Farnos e Luis Ugalde S. J. As inscrições já estão abertas.

DEBATER:
Formação permanente como cidadão digital. Participe você também do debate com Stephen Downes, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá, especializado em tecnologias para a aprendizagem, educação online e novas mídias. Publica diariamente seu OLDaily para milhares de leitores. É autor dos livros Future of Online Learning (1998) e E-Learning 2.0 (2005).
Debate ao vivo, terça-feira, 4 de junho, às 12h (Brasil).

Debate com tradução para o Português!

DEBATER:
Aprender como cidadão digital. Nossa proposta é criar consciência sobre a escola, espaço público de formação de cidadania, ampliado em nossos tempos com a noção do "digital". Com Omar Miratía e Sybil Caballero.
Debate ao vivo, quarta-feira, 5 de junho às 12h (Brasil).

COMPARTILHAR:
Cidadania Digital. Nós conheceremos o programa Cidadania Digital da Colômbia, para dar visibilidade às possibilidades oferecidas aos professores em todo o país e exportar conhecimento para outros lugares. Através de processos de apropriação tecnológica podemos ter um país mais competitivo, produtivo e eficiente. 

OFICINA:
Projetando atividades interativas: programando Scratch. Uma ferramenta baseada em peças de encaixe, fácil de usar, que nos permite criar tarefas para os alunos. Ministrada por Lara Sanchez Coterón. Os participantes deverão ter instalada a versão 1.4 do Scratch para poder acompanhar a oficina.
Oficina ao vivo, quinta-feira, 6 de junho, às 12h (Brasil)

FÓRUM COMUNIDADE EDUCATIVA:
Cultura de Paz com Luis Carlos Díaz (Venezuela). Conversaremos sobre a possibilidade de gerar redes de aprendizagem coletiva na Internet que permitem a sensibilização de temas relacionado à paz. As redes nos permitem dar velocidade a certas dinâmicas de encontro e acordos, sobre um tema tão importante.

PRÊMIO DO ENCONTRO:
Como você pode continuar se formando ao longo da vida? Muitos amigos e amigas já se animaram em responder a pergunta do Tema 8. Você pode participar neste espaço exclusivo para os membros e ganhar de presente um tablet (para a melhor resposta avaliada pelo júri).

MAIS COMUNIDADE:
Continue se unindo a professores, pais, gestores e interessados em educação e enriquecendo este Encontro. Se você deseja que nenhum colega perca essas atividades, você pode convidá-lo seguindo alguns passos simples.