SEJAM BEM VINDOS

Sejam bem-vindos!
Acesse: SED/MS

Encontro Internacional de Educação 2012- 2013

 

Já se inscreveu no próximo evento presencial do Encontro?
Participe do evento presencial de encerramento do Tema 8 no Brasil, que será no dia 8 de agosto em Salvador - Bahia
Atividades em andamento:
Continuamos revisando aspectos de interesse dos 8 temas desenvolvidos durante o Encontro Internacional de Educação, através de dois bate-papos semanais conduzidos por moderadores especialistas e abertos à participação de todos. Descubra as próximas sessões ao vivo (detalhados neste boletim). E, em setembro e outubro, teremos o Tema 9: Visões e tendências educativas de futuro.
BATE-PAPOS DA SEMANA:
Segundo bate-papo com Machi Alonso: "Orientações para enfrentar os desafios perante as novas relações educação, sociedade e trabalho." Nesta sessão nos proporcionarão orientações necessárias para superar os desafios que foram identificados no primeiro bate-papo.
Bate-papo ao vivo: terça-feira 23 de julho, às 12h (horário de Brasília).

Com Jaime Rodríguez continuamos o tema sobre "Boas Práticas com TIC: Barreiras, oportunidades e desafios". Aprofundaremos sobre o impacto das TIC em nosso desenvolvimento e em nossa prática docente.
Bate-papo ao vivo: quinta-feira 25 de julho, às 12h (horário de Brasília)
CONVIDE SEUS AMIGOS PARA O ENCONTRO
Aprendizagem, intercâmbio, colaboração, debate... a riqueza do trajeto que desenvolvemos pode ser compartilhada com os seus colegas, convidando-os para fazer parte do Encontro Internacional de Educação em apenas um clique.
AVALIE O TEMA 8:
Você participou do Tema 8: a educação permanente, aprendizagem formal, informal e não formal? Gostaríamos de contar com a sua opinião. Em apenas alguns minutos do seu tempo respondendo este questionário você nos ajuda a melhorar.

Boletim Instituto Paramitas

Professores compartilham suas experiências usando o Mouse Mischief

Os professores Aldenei Barros e Clean Maria, depois de participarem das oficinas da Microsoft, tiveram experiências bem sucedidas usando a ferramenta: tornaram as aulas mais interativas e conseguiram prender a atenção dos alunos no conteúdo desenvolvido. 






Aulas com o Twitter

Usar as redes sociais na educação já é realidade para alguns professores e o Twitter não poderia ficar de fora. Apesar de o usuário poder usar somente 140 caracteres, ele pode ser muito bem aproveitado na sala de aula por professores de diversas disciplinas. Confira as dicas! 









Avaliação do Portal do Professor

Está disponível pesquisa sobre o Portal do Professor, realizada pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa pretende apontar as principais necessidades dos professores e as melhorias que podem ser feitas no site. A pesquisa pode ser acessada pelo link
https://www. surveymonkey.com/s/avaliacaoportalprofessor






Avaliar no processo de aprendizagem

Para ter uma avaliação formativa, o aluno deve estar no centro da avaliação, o mais importante não é o objetivo que foi estabelecido ou o resultado, mas o processo que o aluno está passando. 





Assista, comente e vote!

Seleção dos filmes realizados dentro do projeto Cinema Para Todos, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que estimula e democratiza o acesso dos alunos da rede estadual às salas de cinema, provocando debates e reflexões dentro e fora da sala de aula. Além de ir ao cinema, os jovens são estimulados a se unir para produzir curtas-metragens sobre os mais variados temas, e alguns deles você confere aqui neste canal especial! Assista, comente e vote, a Escola Produtora do filme vencedor levará um Prêmio Porta Curtas no valor de R$ 1.000,00! 




Encontro Internacional de Educação

Após quinze meses de intensas atividades de reflexão sobre a educação no século XXI. Para aprofundarmos o conteúdo, durante julho e agosto, revisaremos as ideias mais interessantes desenvolvidas desde abril de 2012 nos 8 temas trabalhados. Participe! 

AVALIAÇÃO PORTAL DO PROFESSOR

Boletim Especial
Avaliação do Portal do Professor -
Ministério da Educação
Prezado professor,
O Instituto Paramitas está colaborando na divulgação da pesquisa abaixo, do Ministério da Educação e que tem como objetivo melhorar o portal do professor. Contamos com a sua colaboração e divulgação em sua rede de contatos.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) está realizando uma avaliação do Portal do Professor a fim de promover melhorias e adequá-lo às necessidades dos professores brasileiros. Sua opinião é muito importante para que possamos compreender melhor as expectativas e identificar quais as modificações necessárias.
O questionário busca identificar sua percepção a respeito do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. É importante ressaltar que o presente questionário é destinado também àqueles que ainda não conhecem o Portal, que sua resposta é voluntária e anônima e que não existe resposta incorreta.
Acesse por meio do link: avaliacaoportalprofessor. Assim que concluir, não se esqueça de enviar a sua resposta clicando no botão Enviar.
Ao final do questionário você encontrará duas opções de e-books para auxiliá-lo no uso das tecnologias em sua prática pedagógica.

Obrigado,
Equipe de Avaliação do Portal do Professor

MAIS REFLEXÃO - Instituto Paramitas

 Mais reflexão, mais debate

EVENTOS PRESENCIAIS:
Após o sucesso do evento de dois dias em Caracas, como encerramento do Tema 8, teremos mais eventos em cidades ibero-americanas do Encontro: Guayaquil (4 de Julho) - Medellin (4 de julho) - Santiago do Chile (8 de julho) - Buenos Aires (11 de julho) - Madrid (9 de julho): Silvia Torralba, Álvaro del Campo e Uriel Francisco Romero nos acompanham no Espaço Fundação Telefônica. Mais cidades a confirmar. Inscreva-se no seu evento! 

OFICINA
Educando nossos filhos: o que você levaria para a educação do século XXI? Junte-se a nós para descobrir o que devemos considerar para acompanhar nossos pequenos na educação do século XXI. Faremos entre nós uma "maleta dos imprescindíveis" que deve viajar com a gente para uma educação melhor. Teremos a colaboração e dinamização de Jerónimo García, tutor do Superpadres.com da Fundação Universidade de pais.
Oficina ao vivo, quinta-feira, 4 de julho, às 12 h (Brasil).

*Debate com tradução para o português!*

COMPARTILHAR:
Ideias que inovam. Um concurso que pretende descobrir e conhecer jovens empreendedores de tecnologia com boas ideias para produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida de suas comunidades. Um projeto da Fundação Telefônica da Argentina, quem compartilha conosco é Maria Ernestina Alonso. 

FÓRUM COMUNIDADE EDUCATIVA:
Cinema, Emoções e Valores. Com Mercedes Ruiz e Felipe Rodríguez, luzes, câmera ... educação! Continuamos com esta nova edição do fórum que quer enfocar o cinema como um espaço de aprendizagem informal, bem como proporcionar ao estudante a criação de suas próprias histórias.

O MELHOR DO ENCONTRO:
Você chegou na metade deste Encontro Internacional de Educação? Há questões que você gostaria de rever? Antes de começar o último tema deste percurso, durante os meses de julho e agosto, vamos parar para recapitular alguns conceitos e pontos-chave abordados nos oito temas: uma oportunidade para ampliar espaços de diálogo. Através de um fórum e bate-papos ao vivo semanais, com materiais adaptados e específicos e um moderador especialista, vamos revisando as questões em torno dos temas do Encontro. Sua participação é importante!

LABORATÓRIOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Curalia é uma das experiências educativas mais inovadoras dos últimos anos. Desde a sua criação, em outubro de 2012, o portal tornou-se um site de referência especializada em curadoria de conteúdos. Além de proporcionar inúmeras guias metodológicas e experimentais, inclusive projetaram um aplicativo para celulares. Esta semana, Curalia se transforma para abrir um novo espaço, Experiências e Laboratórios.