A aprendizagem massiva e em rede, a análise
de informação e a chamada big data abrem um novo cenário que tende à
abertura e a democratização da educação. Mas as experiências de
aprendizagem são individuais e se faz necessária uma elaboração
cuidadosa desse monte de informação para que o processo seja ótimo.
Assim continuamos o Tema 9, Visão e tendências educativas de futuro.
PRÊMIO:
Você já participou do Prêmio?
Nesta última edição, perguntamos: Como seria uma proposta pedagógica do
século XXI que contemple uma formação integral, inclusiva e o
potencial educativo das TIC? A melhor resposta ganhará um tablet.
EVENTO PRESENCIAL EM SÃO PAULO:
O evento de encerramento do Tema 9 será em Madri, dias 12 e 13 de novembro, com Fernando Savater, Tracey Burns, Ana María Llopis, Jordi Adell... e aqui no Brasil será dia 25 de novembro em São Paulo. As inscrições já estão abertas, confira quem são os nossos convidados e participe!
DEBATER:
Cursos massivos: ponto de partida para construir uma escola país?
O que fazemos enquanto universidades para nos adaptar às mudanças?
Devemos oferecer programas e opções de formação mais flexíveis, abertos
e autônomos? Os MOOC representam uma opção real de mudança nas
universidades? Larisa Enríquez é Mestre em Ciências (Matemáticas) pela
UNAM e pesquisadora, e estará nos acompanhando Julio César Mateus,
comunicador social especializado em educação. Moderado pela FT do
México.
Debate ao vivo, terça-feira, 5 de novembro, às 14h. (horário de Brasília).
DEBATER:
Ensino e aprendizagem na sociedade digital: novas formas de avaliar para novas formas de aprender.
Com Juan Domingo Farnós, um dos palestrantes do nosso evento em Madri.
Vamos falar de avaliação como uma verdadeira aprendizagem e da
importância de entendê-la como um processo no qual a qualidade da mesma
é mais importante que sua finalidade. Moderado por Luis Germán
Rodríguez.
Debate ao vivo, quarta-feira, 6 de novembro, às 14h. (horário de Brasília).
*Debate traduzido para o Português!*
DEBATER:
Learning Analytics Um caminho até a aprendizagem personalizada?
Com Daniel Torres, Diretor Geral da CSEV, onde se impulsiona a
incorporação das tecnologias e metodologias inovadoras nos processos de
aprendizagem. Os sistemas educativos ficaram no sistema de transmissão
de "um" para "muitos" durante séculos A tecnologia muda esta equação?
Ingressamos em um novo cenário de abertura, onipresença, colaboração?
Debate ao vivo, quinta-feira, 7 de novembro, às 14h. (horário de Brasília).
COMPARTILHAR:
Geekie Games
(atividade em Português). Docentes e diretores podem monitorar o
processo de aprendizagem dos estudantes com a tecnologia, conhecer suas
debilidades e ampliar o seu potencial. Vai conversar com a gente,
Claudio Sassaki, sócio-fundador da Geekie, cujo objetivo é facilitar a
aprendizagem através da tecnologia adaptada à cada aluno.
COMPARTILHAR:
Modelamos? A PNL na sala de aula:
prós e contras da modelagem metacognitiva no contexto da educação
formal. Carmen Vieites é educadora infantil e está comandando a
Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (Federação de
Ensino UGT). Com ela, analisaremos a metodologia conhecida como
programação neurolinguística para identificar seus valores como uma
ferramenta de aprendizagem e como integrá-la em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário