SEJAM BEM VINDOS

Sejam bem-vindos!
Acesse: SED/MS

TECNOLOGIA NA ESCOLA: A COMPREENSÃO DA LÍNGUA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS DA INTERNET

tecnologia-na-escola-a-compreensao-da-lingua-atraves-dos-generos-textuais-da-internet
O uso de novas tecnologias está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Isso promove situações comunicativas modernas devido as diferentes formas de utilização da língua, que acompanha a evolução da humanidade diante dos meios tecnológicos e adquire novos contornos devido ao atual contexto da sociedade, que se trata do uso constante da internet.
A utilização da tecnologia na escola pode ser algo favorável para a compreensão da nossa língua nas aulas de português. Como por exemplo, a possibilidade de realizar o estudo de gêneros e tipologias textuais através do computador, mostrando para o aluno o que é adequado ou inadequado em uma interação e que a língua não é estática.
Tipo textual é determinado pelo modo de se estabelecer a interação entre texto e leitor. Gêneros textuais são as variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. A internet possui seus próprios gêneros textuais, como e-mail, chat, blog, hipertexto, entre outros.
O importante é apresentar para o aluno as diferentes linguagens que esses gêneros apresentam e que é essencial fazer a diferenciação do que é adequado ou não em variadas situações comunicativas. Por exemplo, não se pode enviar um e-mail para uma empresa solicitando um emprego com a mesma linguagem utilizada para conversar com um amigo no chat, devemos evitar o tal do internetês, que é uma linguagem usada na internet e que, em alguns casos pode ser adequada, mas em outros não.
Portanto, o uso da internet para a compreensão da língua é algo que pode deixar o estudo mais atrativo por conter elementos utilizados no cotidiano dos alunos, como os gêneros textuais encontrados na internet e a linguagem diferenciada apresentada por esses gêneros, os alertando do que é adequado e inadequado em diversos contextos sociocomunicativos.
FONTE:http://www.gteduca.com/tecnologia-na-escola-a-compreensao-da-lingua-atraves-dos-generos-textuais-da-internet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário