A educação que utiliza as últimas tecnologias
é, na verdade, mais aberta ou democratizadora? Vamos falar da chamada
“aprendizagem massiva” e “em rede”, de suas vantagens e limites. Como
gestionar de maneira eficaz tanta informação gerada e que a
aprendizagem seja proveitosa? Temos interessantíssimos debates nesta
semana!
Abrimos novo Prêmio de participação!
Para a última etapa deste tema 9, propomos uma nova pergunta. A melhor
resposta avaliada dentre as recolhidas até o último dia será a
ganhadora de um Tablet. Participe!
DEBATER:
Tendências que modelam a educação. Este debate foi adiado para a segunda-feira dia 28. Seremos acompanhados por Tracey Burns,
analista no Centro de Pesquisa e Inovação Educativas da OCDE, para
falar de “Que consequências têm, para a educação, a crescente
diversidade de nossas sociedades? Que função desempenham as novas
tecnologias em nossas vidas e como é possível otimizar seu uso em
nossas escolas?” Você está convidado para contribuir com o debate
trazendo exemplos de mudanças que estão sendo observadas em seu próprio
país ou região.
Debate ao vivo, segunda-feira, 28 de outubro,às 14h (horário de Brasília).
*Debate com tradução para o Português!*
DEBATER:
Construa seu próprio Mooc: Miríada X.Com
Yuma Inzolia, Gerente da Fábrica de Conteúdos da Telefônica Learning
Services. Suas principais linhas de pesquisa e trabalho são a
identificação e a implementação de metodologias inovadoras de
aprendizagem como socialLearning, MOOCs e gamificação para melhorar a
eficácia das soluções de aprendizagem.
Debate ao vivo, terça-feira, 29 de outubro, às 14h (horário de Brasília). Moderado por Alejandra González da FT da Venezuela.
DEBATER:
Inteligência emocional e social na escola.
As correntes sobre a inteligência emocional não demoraram a ser
introduzidas na escola com o objetivo de melhorar a qualidade
educativa. Jorge Oceja é Diretor de Educação Responsável, um programa
educativo da Fundação Botín que promove o desenvolvimento emocional,
social e da criatividade.
Debate ao vivo, quarta-feira, 30 de outubro, às 14h (horário de Brasília).
DEBATER:
Cloud computing nas instituições.
Debate com Melchor Gómez, da UAM, que tratará sobre como as
instituições começam a oferecer cada vez mais serviços a seus usuários,
com a popularização dos serviços de 'cloud computing' acessíveis onde
quer que esteja.
Debate ao vivo, quinta-feira, 31 de outubro, às 14h (horário de Brasília).
COMPARTILHAR:
Os MOOC na educação superior: uma realidade a ser alcançada ou uma utopia que deve ser abandonada?
Com Silvia Martín do Scopeo. O Observatório Scopeo quer conhecer a sua
opinião para tentar, entre todos, aprofundar um pouco mais esta
tendência. Os MOOC são os cursos online massivos e abertos, mas como
massivos, quanto abertos... aprenderemos mais graças a esta
metodologia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário